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Ensino de música fora do tom

Categoria: Administração, Comportamento, Educação, Infância

TATIANA PIVA

Em agosto de 2008 foi sancionada uma lei que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Agosto deste ano era a data limite para que escolas públicas e particulares incluíssem a disciplina no currículo.

Quase três meses depois de vencido o prazo, o Jornal da Tarde constatou que são poucas as instituições que aderiram à determinação, cujo objetivo é desenvolver nos alunos a musicalização – percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade e percepção espacial.

De acordo com o Sindicato das Escolas Particulares do Estado de São Paulo, as cerca de 8,9 mil instituições privadas do Estado “têm feito as devidas adaptações”. Mas grande parte das escolas públicas – cerca de 5,3 mil estaduais, segundo a Secretaria de Educação do Estado – nada mudaram em sua rotina escolar.

“Estudo há três anos na mesma escola e nunca falaram a respeito do ensino de música”, conta Kaique Rodrigues, de 14 anos, estudante do 8.º ano da Escola Estadual Professor Jair Toledo Xavier, na região da Brasilândia, na zona norte da cidade.

Ricardo Queiroz dos Santos Filho, de 18 anos, está no 2.º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Professor Augusto Ribeiro de Carvalho, na mesma região. Não faz mais parte da Educação Básica que obrigatoriamente deve oferecer o ensino da música, mas estuda há oito anos no Piqueri, escola conhecida na região, e nunca teve aulas de música. “Nem nas aulas de artes, que teoricamente deveriam englobar a musicalidade, eu tive”, conta o rapaz.

Por conta do interesse musical, Ricardo foi buscar uma forma de se aprofundar no aprendizado de alguns instrumentos de seu interesse. Sem condição financeira para pagar aulas extracurriculares, usou a internet em seu benefício e hoje sabe tocar violão, bateria e pandeiro.

Conquista
O estudo musical foi banido das escolas na década de 1970 e desde então educadores e associações lutavam para que a disciplina voltasse a fazer parte da grade curricular. Quando a lei n.º11.769 foi sancionada, em 2008, os profissionais consideraram uma “vitória para toda a sociedade”.

“A arte é um eixo importante na formação do indivíduo porque é uma concepção humanista. A música é um ótimo exercício para práticas coletivas e, claro, ajuda na formação cultural da pessoa”, explica Magali Kleber, presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem).

Além desses benefícios há questões ligadas ao aprendizado e ao desenvolvimento. “A música ajuda na alfabetização; na leitura, que também tem um ritmo; desenvolve a acuidade auditiva (capacidade de perceber os sons); o aprendizado de novas línguas, já que podem aprender a cantar em diferentes idiomas e auxiliam na organização e matemática, de onde se origina a música”, diz Maria Cecília Braga Ceabra, professora de música do Colégio Santa Maria, localizado no Jardim Marajoara, zona sul da capital.

Na opinião da presidente da Abem, alguns motivos ajudam a explicar a dificuldade de implantação do ensino musical, especialmente nas escolas públicas de São Paulo.

“Esbarramos numa questão estrutural, já que é preciso ter um espaço adequado, equipamentos e instrumentos para dar aula”, diz Magali, acrescentando que outro problema é a falta de profissionais com formação musical que possam ocupar esse “vácuo” entre o ensino e o aluno.



Escrito por Carlos José Linardi às 15h04
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